terça-feira, 25 de agosto de 2015

2° UEXPONDO 2015

                                                                                                                                                                                                                              Dia 21 de agosto último foi realizado no pátio da nossa unidade escolar a 2° UEXPONDO do ano de 2015. Os trabalhos expostos foram as produções dos alunos de toda a escola. Foi mais um dia de festa para toda a comunidade.

                    O tema da vez foi o folclore. Grande oportunidade de dar início ao projeto de construir um memorial do bairro e da própria escola, de fortalecer os laços de nossos alunos com seus espaços e tradições, com sua identidade. Pensamos que o resgate dessas origens pode ser muito importante para termos uma comunidade com visão de e para o futuro. Podemos observar na mostra que algumas turmas já iniciaram esse processo de reconhecimento do bairro.
                 
                       O bumba meu boi é resultado da união de elementos das culturas europeia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas. A dança misturada com teatro incorpora elementos da tradição espanhola e da portuguesa, com encenações de peças religiosas nascidas na luta da Igreja contra o paganismo. O costume da dança do bumba meu boi foi intensificado pelos jesuítas, que através das danças e pequenas representações, desejavam evangelizar os negros, indígenas e os próprios aventureiros portugueses.

                                A história que envolve a dança é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.

O bumba meu boi possui diversas denominações em todo o Brasil. No Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba meu boi, no Pará e Amazonas, boi-bumbá, em Pernambuco, boi-calemba, na Bahia, boi-janeiro, etc.

Fonte:    http://www.brasilescola.com/folclore/bumbameuboi.htm


              



              Arte Rupestre  é o mais antigo tipo de arte da história. Também é conhecida como gravura oupintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior. A arte rupestre é encontrada em todos os continentes.                                 http://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/
                    De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos riosamazônicos nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo, alto e forte jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Vai a festas e bailes noturnos em busca de jovens mulheres bonitas. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.                              
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Em meio as lendas e personagens folclóricos, as crianças puderam expressar seus sentimentos. Quando desenham o que gostariam de ver e que de fato vêem em seu bairro demonstram seus sonhos e o contraste com suas realidades.
                                                                                                                                                                                      Na gincana da tia Rita as crianças tiveram várias charadas pra responder. Brincando e aprendendo não necessariamente nessa ordem...
Inspirada da xilogravura , a isogravura é uma técnica adaptada para se utilizar das possibilidades do carimbo (principalmente crianças). Tem como suporte o isopor ao invés da madeira.





                      Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.

https://www.escritoriodearte.com/artista/tarsila-do-amaral/

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           



                                                                                                                                                                                                                                                                         O que pode e que não pode. O que faz bem e que não faz. Biscoito amerelinho não né!!!!!!! Coma o cream cracker da escola que faz bem!!!!!!!!!















sexta-feira, 21 de agosto de 2015

III Centro de Estudos da Escola Municipal Lucio de Mendonça

                                 No dia 19 de agosto de 2015, cumprindo o calendário anual da Secretaria Municipal de Educação, realizamos o nosso terceiro centro de estudos deste ano.                                             A diferença foi a iniciativa da direção da unidade em transformar este momento num evento ainda mais interessante, procurando o professor Claudio Prado de Mello, curador do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro, o professor Hugo Nepomuceno, nosso diretor, foi muito bem recebido e propôs com aceitação imediata que este centro de estudos fosse realizado nas dependências deste espaço cultural que fica situado na antiga estrada Rio do Pau, atual Chrisostomo Pimentel de Oliveira (antiga Rio do Pau), bem aqui do lado.                                                                
            A proposta tem relação com o projeto de construir um espaço de memória do bairro de Anchieta e da E.M. Lucio de Mendonça, por isso, contamos também com a visita do professor Guilherme Galvão Lopes, dono do blog http://www.anchietatemhistoria.blogspot.com.br/, que é dedicado à história do bairro, para compartilhar conosco as descobertas dessa pesquisa que vem realizando desde os 12 anos de idade. O professor Guilherme nos contou sobre as origens do bairro, algumas curiosidades como a navegabilidade do rio Pavuna durante o período colonial e que já fora Rio do Pau, que a atual igreja de Nossa Senhora de Nazareh já fora a capela de São Tomé e que a fazenda que ocupava parte deste território teve como primeiro nome a expressão "Tijubucajá" ou "Tijubacajá". Essas e outras curiosidades estão disponíveis no blog que convidamos nossos leitores a visitar, basta digitar o endereço acima.


A entrada do instituto fica na rua Chrisostomo Pimentel.
                    A visita começou as 8 da manhã, quando exploramos o espaço enquanto aguardávamos o início das palestras. Antes do professor Guilherme o professor Claudio falou sobre o seu projeto, uma iniciativa de muita coragem. Dividiu conosco sua luta, relatando que toda a obra foi custeada por ele  e que sofre principalmente por conta do preconceito com a nossa região e com o fato de não ser filho de família rica. Foi uma verdadeira lição de perseverança, exemplo de que é possível realizar com dedicação e trabalho.
                             O dono e curador do espaço nos falou também a respeito dos eventos que ocasionalmente acontecem no espaço, simpósios, encontro de historiadores, conferências nacionais e internacionais, destacou que em setembro próximo haverá uma mostra de dança islâmica explicando que o estilo da obra homenageia a arquitetura desta região e das mais variadas formas de apresentar sua exposição considerando a variedade de faixas etárias e níveis de escolaridade que recebe e que seus objetivos principais envolvem o despertar nas novas gerações a curiosidade histórica e a  importância de se discutir o passado para construir um futuro.  

                                                      


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             A mostra passa por vários períodos da história da humanidade. A visita ao museu é uma viagem que vai do paleolítico até o Brasil contemporâneo. A arquitetura do prédio é inspirada na cultura islâmica, copiando as características dessa cultura em detalhes que apontam hábitos e motivos. Cada cômodo tem uma motivação e, na visita, é cuidadosamente explicada pelo professor Claudio.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Os vários formatos de crânios dão uma noção da evolução do corpo humano em milhões de anos de espécie. Os utensílios como vasos e artefatos encontrados nos remetem a tempos remotos. A imaginação ajuda a montar os cenários nas nossas cabeças.




                     A equipe de professores e funcionários, teve acesso através das falas do professor Hugo à ideia central do projeto, o diretor deixou claro que a participação da comunidade é um dos objetivos principais da construção deste espaço de memória que visa o amadurecimento de uma visão diferente do bairro e da própria escola possibilitando às nossas crianças a percepção de uma identidade através do reconhecimento de seu passado  e que a equipe terá ampla liberdade de opinião, adaptando o projeto à realidade de cada ano escolar. O grupo expôs suas dúvidas e sugestões para a proposta que foi aceita e comemorada pela grande maioria.


                    A participação do professor Claudio passou por todos os momentos do Centro de Estudos e foi fundamental a demonstração rápida de como varia de linguagem nas palestras de acordo com o público alvo e da mostra da oficina de arqueologia, onde crianças que visitam o espaço tem uma noção bem próxima da realidade do trabalho do arqueólogo. Muito bacana ver como um assunto pode ficar tão interessante mesmo para um público que antes nunca havia tido interesse por ele.

O professor Guilherme fala à equipe sobre nosso bairro.







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                O museu tem uma variedade que nos possibilita passear em diversas épocas e regiões.






                                                                                              Pré- história, Rio de Janeiro da colônia ao império exposto em móveis, utensílios, arte sacra, heranças da escravidão dos negros e indígenas e absorção dessas culturas que foi inevitável apesar da missão dos Europeus em difundir sua cultura em detrimento das nativas.





                                                                                                                                                                                                                                           No dia 19 de abril comemora-se o dia do Historiador, feliz lembrança do professor Guilherme.





A vista de cima da sala de convenções do instituto.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                O professor Claudio demonstra como apresenta às crianças visitantes do instituto o trabalho do arqueólogo, numa dinâmica que prende até aos adultos. As informações vão saltando das caixas, peças indígenas, ferramentas do arqueólogo, e até uma escavação é feita. Todos se sentem como Indiana Jones diante de tantas descobertas.
                                  Ossos, pedras, conchas. Tudo vira ferramenta nas mãos do homem. Viver nem sempre foi tão fácil... ou tão difícil de acordo com o ponto de vista.



Na despedida a foto de toda a equipe com o professor Claudio.