quarta-feira, 25 de novembro de 2015


                Iniciando as comemorações de fim de ano, o professor Heraldo esta realizando mais um de sua série de campeonatos. A idéia e fazer um piloto para que no ano que vem, quando nosso país receberá as Olimpíadas, realizarmos nosso ano olímpico. O incentivo ao esporte tem sido uma prática constante no trabalho do professor e esses campeonatos estimulam a integração entre as turmas e um espírito de competição baseado na cooperação e principalmente no jogo limpo.



                  


               Professora Andréa dando total apoio à sua turma, participando intensivamente na torcida. Parabéns pelo coleguismo professora!!!!




         Eu quero ver gol, eu quero ver gol, não precisa ser de placa eu quero ver gol!!!!!!!

                                       Vacilou, bateu a falta perdeu a bola e levou o gol!!!!!!

                                                                          É festa!!!!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O quinto ano numa visita pelo tempo passado.


                      Dia 05 de novembro fizemos uma nova visita ao Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro, desta vez com duas das turmas de quinto ano da Unidade. Fomos novamente muito bem recebidos pelo idealizador e curador do museu Claudio Prado de Mello que deu uma interessante palestra pras crianças e os guiou num passeio pelo passado.
                       Na palestra o professor Claudio falou a respeito das origens do nosso bairro. Comentou sobre a navegabilidade do Rio Pavuna, as civilizações que habitaram nossa região no período pré-colonização, falou das fazendas que deram origem ao bairro e tentou com suas histórias, despertar a curiosidade histórica e a busca do entendimento sobre os problemas políticos de nossa região.

                     Depois da palestra as crianças tiveram uma oficina de arqueologia, onde puderam manusear artefatos antigos, ver como os homens primitivos transformavam pedra, madeira e outros recursos retirados da natureza para fabricar suas ferramentas para caça, pesca e demais atividades de sobrevivência.


Claudio Prado de Mello é formado em Arqueologia e apaixonado
pela história da humanidade. 
                   Os alunos fabricaram tinta vermelha com urucum e fizeram pintura rupestre, depois conheceram um pouco do trabalho do arqueólogo, como funcionam as escavações, o que é sítio arqueológico e porque essas pesquisas são realizadas.
















                            Foi um dia de muito conhecimento. A Escola Municipal Lúcio de Mendonça agradece mais uma vez o carinho do Claudio e sua equipe, que vêm sendo nossos parceiros na empreitada de construir uma comunidade mais consciente e conhecedora dos espaços culturais de sua região. 


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Comemoração do dia do servidor.



                   No dia do Centro de Estudos, a 
Unidade aproveitou para confraternizar pelos dias do professor e do servidor público. Antes, tivemos uma apresentação preparada e apresentada pelo professor Heraldo a respeito da sua proposta de introduzir a meditação nas atividades dos nossos alunos. O professor já vem trabalhando com os alunos a cerca de um ano e obtendo resultados, sua proposta inicial foi a de apresentar o programa de meditação que vem exercitando com os alunos a seus colegas, aguardem que nos próximos dias publicaremos uma matéria completa.
Professoras Martha e Deise com o Roberto.
             

                  Depois da palestra do professor Heraldo e das falas da direção e coordenação pedagógica a equipe confraternizou com direito a churrasco e música no telão.

Professor Heraldo e os agentes educadores Ana Clara e Carlos.

Fernanda Rodrigues, Mônica, Suieli, Andréa e nossa ilustre visitante Ana Paula!!!!

Sylvana, Elisangela, Claudia, Adriana Santos, Alaíde e Aline Lamin.



Tio Hugo, craque do churrasco!!!!!

Sheila e Hugo no comando da carne!!!!

Professora Carla Michele e Adriana Silva.