Projeto Político Pedagógico



Projeto Político Pedagógico:

“Ler melhor o mundo para melhor (se) escrever (n)a vida – 2013”.





“Educar as nossas crianças, é uma tarefa que envolve a família, a escola e toda a comunidade”.
Projeto Político Pedagógico:
“Ler melhor o mundo para melhor (se) escrever (n) a vida – 2013”

Público alvo/metas:
            Todos os alunos da U.E., comunidade escolar, funcionários da U.E., responsáveis, comunidade local.
Os representantes de cada segmento destes citados atuarão no sentido de intermediar e facilitar, com a ajuda dos professores, as relações interpessoais e notificar a necessidade de ajuda e intervenção nos casos em que algum aluno esteja precisando do acompanhamento para solucionar sua dificuldade.
            Nosso corpo discente apresenta quantidade significativa de alunos com necessidades educacionais especiais inseridos em Classe Especial e em turmas regulares e, parte deles recebe trabalho específico do Atendimento Educacional (AEE) através da Sala de Recursos Multifuncionais e Estagiários.
            Este projeto será dividido em subprojetos socioeducativos (cada um desenvolvido no período de um bimestre) abordando temas que contribuam para o crescimento da comunidade escolar e familiar.         
            Temos como foco o aluno e a qualidade de ensino – aprendizagem. Desta forma nosso projeto visa contribuir para a formação de um cidadão consciente para interferir e transformar a sociedade em que vivemos.
            Para isso se faz necessário aprimorar a proposta de trabalho, coordenando as atividades e as brincadeiras que são fundamentais para garantir momentos de aprendizagem levando em conta as particularidades de cada criança estimulando que eles aprendam em grupo.
            É o método que facilita o ensino, podendo trabalhar interdisciplinarmente dando oportunidades às crianças de desenvolver habilidades e ampliar seus conhecimentos.  Observar é uma ferramenta que nos ajuda a orientar o trabalho.
Dar excelência no processo de alfabetização; lançar mão de métodos e processos participativos, problematizados, preconizados e consolidados, buscando práticas inovadoras a partir da realidade num processo dialógico e horizontalizado de construção e reconstrução compartilhada do conhecimento e na ação coletiva para a transformação de educando. Os educadores que debruçados sobre a realidade propiciarão o conhecimento da língua atuarão como mediadores do trabalho mostrando possíveis caminhos para os alunos. Sendo assim terão capacitações que visem promover condições para que os professores possam se apropriar de competências para utilização junto aos alunos.
            A E. M. Lucio de Mendonça estará criando uma escola acolhedora, para isso é necessário entender o que é afetividade e porque ela é fundamental na formação de pessoas felizes, éticas, seguras e capazes de conviver com os outros e com o mundo.
            Dando carinho você mostra que se importa com os alunos. Quando ouve o que eles sentem e valoriza as capacidades e os gestos de cada um. Extinguir o EU preciso, EU quero, EU vou, pois esses termos estimulam as crianças a terem atividades individualistas que passam bem longe da reflexão e da responsabilidade com o próximo. A Criança só se sensibiliza quando se sente parte de um grupo – a família, a turma, a escola, a sociedade e entendo que, em cada um deles, sua contribuição é importante. Essa nossa proposta oferece ao aluno a oportunidade de ser ouvido e compreendido.
       Ouvir é a melhor maneira de formar pessoas seguras e felizes;
            Dialogar: levar as crianças a pensar sobre suas próprias atitudes e reconhecer os sentimentos que movem suas ações (construir valores).
Acreditar: para melhorar a imagem que a criança tem de si mesma.
Valorizar: o melhor de cada um é essencial para o crescimento.
Planejamento: momento de repensar a prática. Devem-se levar em conta vários aspectos, mas ter apenas uma finalidade: garantir que o aluno aprenda.


1° BIMESTRE

1° SUBPROJETO: 
“Cidadãos em foco”.
“É preciso refletir sobre o tipo de ser humano que o nosso sistema está gerando. Repensar a escola é humanizá-la!    
                                                                       Theodor W. Adorno.

           
            Objetivo geral:
            - Formar cidadãos conscientes de seus atos na sociedade e capazes de interferir e modificar a realidade em que vivemos.
           
            Objetivos específicos:
            - Compreender o que é ser cidadãos;
            - Entender que ser cidadão é compromisso de todos e que a união faz a força;
            - Valorizar as regras de convivência no relacionamento humano;
            - Buscar soluções em grupo para resolver situações problemas;
            - Resgatar valores a partir de atividades que abordem os fatos sociais;
            - Formar leitores críticos e conscientes para atuarem na sociedade e não serem massa de manobra;
           
            Estratégias e ações
            - Estabelecimento das regras de convivência;
            - Confeccionar um cartaz ilustrativo com os direitos da criança;
            - Criança tem direito a um nome – Identidade;
            - Demonstração de amor e respeito aos colegas, adultos, pais,...;
            - Respeitar os momentos cívicos – Bandeira, hino, etc;
            - Dinamizar em sala de aula situações que envolvam o exercício da cidadania;
            - Promover palestras (com os direitos e deveres, inclusão, educação, saúde...;
            - Compreender a frase “Ordem e progresso”.
            - Confecção da Bandeira;
            - Proporcionar para a comunidade vídeos, palestras,...;
            - Buscar parcerias (temas: direitos civis, políticos e sociais) conceituando Cidadania;
            - Utilizar o laboratório de informática atuando como reforço escolar (estagiários).
            - Utilizar o laboratório de informática com horários marcados para cada turma em que o aluno que precisa de reforço fique em sala de aula e possa, destacado dos outros, ter uma atenção maior do professor.
            - Construir o mural da escola com o tema do PPP no bimestre de acordo com os anos de escolaridade contando com a parceria dos professores de arte com os professores de turma.

            Objetivos
            - Compreender o conceito de cidadania;
            - Perceber e compreender a importância de exercer a cidadania;
            - Valorizar as regras de convivência no relacionamento humano;
            - Promover pesquisas de documentos, fotos, reportagens, entre outros sobre os problemas sociais;
           
            Público alvo
            - Toda comunidade;
            Público participante
            - Toda a comunidade escolar
            Peridiocidade
            - 18/02 a 30/04


            Desmembramento

- Através das assembléas abordar o tema Cidadania;
- O estabelecimento das regras de convivência dentro do espaço escolar com a confecção de cartazes a serem fixados nas salas de aula, objetivando os direitos e os deveres das crianças;
- Exposição de cartazes e materiais produzidos para apreciação de toda a comunidade escolar;
- A partir do suporte teórico confeccionar maquetes, fotos, utilizar vídeos na internet, Educopédia, reescrever leituras, debates, conversas informais, discussão sobre as contribuições que poderão ser dadas pelos temas apresentados;
- Participação de toda a Unidade Escolar, sendo adequação necessária a cada segmento lembrando que o projeto “cidadania em foco” tem como objetivo formar cidadãos conscientes da sua importância no contexto social em todas as dimensões valorizando a educação como alicerce para sua interação nas diversas camadas sociais;
- O GET – Grêmio Estudantil, participará atando em toda a U.E. com dinâmicas e conscientização. “Combater a dengue é um dever meu seu e de todos”;
- Os direitos à habitação, saúde, educação de qualidade, inclusão social são uma questão de cidadania. É preciso conhecer para exercer a cidadania. É essencial a abordagem desses assuntos através da reflexão e dos debates;
- Na Páscoa, entrega de bombons e lembranças elaboradas pelos professores abordando o verdadeiro sentido da festa interligando ao processo de alfabetização;
- Contribuição do Projeto Mais Educação abordando os temas e subprojetos do PPP com oficínas de matemática e letramento além das oficinas de esporte e artezanato.
- A utilização da educopédia como ferramenta na proposta pedagógica na U.E. juntamento com o Pé de Vento.
                   Datas comemorativas
            - Culminâncias;
            - Comemoração da Páscoa - 27/03/2013;
            - Desfile Olímpico - 05/04/2013
            - Exposição dos trabalhos dos alunos;
           









2 ° bimestre

2° subprojeto:
                       Corrida contra o tempo – SUSTENTABILIDADE
            “O meio ambiente é muito importante para a paz porque, quando nossos recursos se tornarem escassos, entraremos em guerra”.
                                                                                              Wangari Moathai.

                      
Objetivo Geral
                                   - Despertar na comunidade e no educando a valorização e a consciência de preservação do meio ambiente. Mostrar que somos cidadãos e habitantes do planeta Terra, que cabe a nós cuidar de nosso “lar” para que gradualmente, possamos ter um futuro melhor.
                                   Objetivos Específicos
                                   - Ensinar os caminhos do aproveitamento de materiais (reciclagem),
                                   - Criar instâncias de reflexão e de discussão sobre temas relevantes e diversas novas formas de ação para preservar o meio;
                                   - Desenvolver ações que sensibilizem toda a comunidade a se empenhar na melhoria e proteção do ambiente em que vivemos;
                                   - Realizar a coleta de lixo seletiva;
                                   - Definir problemas ambientais causados pela ação humana, a produção de lixo sem reaproveitamento adequado e o prejuízo a vida no planeta;
                                   - Promover no educando a valorização e preservação do Prédio de nossa Escola;
                                   - Pesquisar e enumerar os problemas causados  pelo consumismo: Doenças (obesidade, consumo compulsivo, e outros);
                                  
                                   Estratégias e ações
                                   - Os alunos serão sensibilizados no momento das assembléias que proporcionaram com o Data Show momentos de reflexão e debates sobre: Doenças relacionadas com o consumismo, sustentabilidade e etc.
                                   - Os comerciais e propagandas: ações que facilitarão a compreensão do contexto sustentabilidade. Cartazes expostos (o mundo de hoje x o mundo de amanhã). Através do Google e outras fontes realizar pesquisas com temas adequados para cada ano de escolaridade;
                                   - Levar para a sala de aula atitudes que promovam a sustentabilidade. Através de ações preventivas, apropriando-se de temas ligados a água, saúde, ecossistema, etc;
                                    - Utilizar o laboratório de informática atuando como reforço escolar (estagiários);
                                   - Contar com a contribuição do Projeto Mais Educação abordando os temas e subprojetos do PPP com oficínas de matemática e letramento além das oficinas de esporte e artezanato;
                                   - A utilização da educopédia como ferramenta na proposta pedagógica na U.E. juntamento com o Pé de Vento.
                                    - Utilizar o laboratório de informática com horários marcados para cada turma em que o aluno que precisa de reforço fique em sala de aula e possa, destacado dos outros, ter uma atenção maior do professor.
                                     - Construir o mural da escola com o tema do PPP no bimestre de acordo com os anos de escolaridade contando com a parceria dos professores de arte com os professores de turma.
                                    
                                     - Apresentação de uma música por toda a U.E. no 1° Pátio, onde se localiza o palco da Escola em homenagem as mães;
                                   A importância da vida familiar
                                   Objetivo                                                       
                                   - Resgatar o valor da família e sua importância no contexto social e ambiental.
                                  
                                   Datas comemorativas:
                                  - Homenagem às mães: 10/05/13
                                  - 13/07/2013 - Festa Julina
                                  
                                  
                                   Culminâncias
                        - Exposição de trabalho dos alunos;
                                    - Uexpondo - dia de escola 2013 - 15 de maio
                                    Público alvo:
- Toda a comunidade escolar
                                    Público participante:
                                   - toda a comunidade
                                    Periodicidade:
-03/05 a 16/07 







bimestre
                   
3° subprojeto:
                                  “A cultura”
                        “O conhecimento é construído socialmente no âmbito das relações humanas”.
                                                                                                          Vygotsky.

                        “O desejo de se reafirmar junto aos outros, dá forçosamente lugar as novas curiosidades: negar o próximo pressupõe conhecê-lo previamente.”
                                                                                                          Fernand Braudel.

                                  
                                  
Objetivo Geral
- Abordar as diversidades culturais junto com suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de formas de vida.
Objetivos Específicos
- Identificar diferentes culturas na comunidade;
- Pesquisar as diferentes culturas da instituição para serem trabalhadas;
- Promover a valorização cultural das famílias que compões a U.E.
- Reunir as informações e interpretar a cultura da sociedade a qual fazemos parte.

Estratégias e Ações
- Desenvolvimento das atividades voltadas para sensibilização da valorização cultural, a fim de abordar as questões de discriminação, intolerância e exclusão. Po0dendo usar os seguintes recursos: As assembléias, a sala de leitura...
_ Buscar parcerias com o projeto Bairro Educador e trazer para a escola teatro com o tema bulling.
- Campanha feita pelos alunos do 3°, 4° e 5°anos. Construindo uma frase, musica,... e levando-o para toda a U.E.
- Exposição de cartazes pela U.E.;
- Produção Textual – incentivar os alunos a escreverem sobre a importância de respeitar à diversidade;
- Explorar o acervo da sala de leitura com vários livros que tratem sobre o assunto para toda a U.E. refletir;
- A escola precisa implantar um cotidiano de respeito à diversidade cultural e acabar com as práticas momogeneizadoras;
- Montar um quadro de fotos com o cotidiano relatado acima;
- Contação de histórias;
 - Laboratório de informática atuando como reforço escolar (estagiários).
 - Contribuição do Projeto Mais Educação abordando os temas e subprojetos do PPP com oficínas de matemática e letramento além das oficinas de esporte e artezanato.
- A utilização da educopédia como ferramenta na proposta pedagógica na U.E. juntamento com o Pé de Vento.
- Utilizar o laboratório de informática com horários marcados para cada turma em que o aluno que precisa de reforço fique em sala de aula e possa, destacado dos outros, ter uma atenção maior do professor.
- Acontecerá a feira de Ciências em que serão montadas no pátio da escola barracas que apresentarão temas propostos pelo Projeto Cientistas do Amanhã.
- Construir o mural da escola com o tema do PPP no bimestre de acordo com os anos de escolaridade contando com a parceria dos professores de arte com os professores de turma.

 Datas comemorativas:
                                   11/08/2013 - Dia dos Pais
                                   Em setembro comemoraremos o aniversário da UE.
                                   07/09/2013 - Independência do Brasil

                                   Culminâncias:
                                   - Uexpondo - 14 de agosto
                                   - Mostra literária;
                                  - Evento com foco no trabalho de Vinícius de Moraes (Biografia, literatura e músicas);
                                   - Feira de Ciência.
                            

                                   Público alvo
                                   - toda a comunidade escolar
                                   Público participante
                                   - Toda a comunidade escolar
                                  
                                   Periodicidade:
- 01/08/13 a 08/10/2013
 


bimestre

4° subprojeto

                                                           “A tecnologia”
                        “Na escola é preciso ensinar todas as coisas que digam respeito ao homem”.
                                                                                              Comenius, 2002. P.101


                                   Objetivo Geral
                                   - Proporcionar pela tecnologia a oportunidade de ensino-aprendizagem para a vida.
                                   Objetivos Específicos
                                   - Incorporar o uso da internet como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem;
                                   - Explorar novas possibilidades de uso das tecnologias nas disciplinas curriculares;
                                   - Utilizar e integrar as mídias tecnológicas na educação numa perspectiva pedagógica e social;
                                   - Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer diálogo entre as formas de linguagem das mídias;
                                  
                                   Estratégias e Ações
                                   - Utilização do laboratório de informática para por em prática o manuseio da ferramenta e ensino-aprendizagem;
                                   - Enviar Email – correio eletrônico;
                                   - Exposição de cartazes com a forma linguagem eletrônica;
                                   - Criar uma comparação da forma escrita e comparar com a convencional e exportá-las na sala de aula;
                                   - Utilizar o Google para pesquisar.
                                    - Laboratório de informática atuando como reforço escolar (estagiários).
                                    - Contribuição do Projeto Mais Educação abordando os temas e subprojetos do PPP com oficínas de matemática e letramento além das oficinas de esporte e artezanato.
                                    - A utilização da educopédia como ferramenta na proposta pedagógica na U.E. juntamento com o Pé de Vento.
                                    - Utilizar o laboratório de informática com horários marcados para cada turma em que o aluno que precisa de reforço fique em sala de aula e possa, destacado dos outros, ter uma atenção maior do professor.
                                    - Construir o mural da escola com o tema do PPP no bimestre de acordo com os anos de escolaridade contando com a parceria dos professores de arte com os professores de turma.
Datas comemorativas:
                                   12/10 - Dia de Nossa Senhora Aparecida
                                   15/10 - Dia dos professores
                                   15/11 - Proclamação da República
                                   25/11 - Natal

                                   Culminâncias:
                                   - Uexpondo - 23 de outubro
                                   - III Mostra Literária: 25 de setembro
                                   - Cantata de Natal;


                                   - 09/10/2013 a 04/12/2013


                                  





                                   Projetos que a Escola participará
                                  
                                   - Nenhuma Criança a Menos;
                                   - PSE;
                                   - Cientistas do Amanhã;
                                   - Alfa e Beto;
                                   - PEA;
                                   - Realfabetização I;
                                   - Mais Educação;


Nenhum comentário:

Postar um comentário