terça-feira, 25 de agosto de 2015

2° UEXPONDO 2015

                                                                                                                                                                                                                              Dia 21 de agosto último foi realizado no pátio da nossa unidade escolar a 2° UEXPONDO do ano de 2015. Os trabalhos expostos foram as produções dos alunos de toda a escola. Foi mais um dia de festa para toda a comunidade.

                    O tema da vez foi o folclore. Grande oportunidade de dar início ao projeto de construir um memorial do bairro e da própria escola, de fortalecer os laços de nossos alunos com seus espaços e tradições, com sua identidade. Pensamos que o resgate dessas origens pode ser muito importante para termos uma comunidade com visão de e para o futuro. Podemos observar na mostra que algumas turmas já iniciaram esse processo de reconhecimento do bairro.
                 
                       O bumba meu boi é resultado da união de elementos das culturas europeia, africana e indígena, com maior ou menor influência de cada uma dessas culturas. A dança misturada com teatro incorpora elementos da tradição espanhola e da portuguesa, com encenações de peças religiosas nascidas na luta da Igreja contra o paganismo. O costume da dança do bumba meu boi foi intensificado pelos jesuítas, que através das danças e pequenas representações, desejavam evangelizar os negros, indígenas e os próprios aventureiros portugueses.

                                A história que envolve a dança é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.

O bumba meu boi possui diversas denominações em todo o Brasil. No Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba meu boi, no Pará e Amazonas, boi-bumbá, em Pernambuco, boi-calemba, na Bahia, boi-janeiro, etc.

Fonte:    http://www.brasilescola.com/folclore/bumbameuboi.htm


              



              Arte Rupestre  é o mais antigo tipo de arte da história. Também é conhecida como gravura oupintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior. A arte rupestre é encontrada em todos os continentes.                                 http://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/
                    De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos riosamazônicos nas noites de festa junina. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo, alto e forte jovem vestido com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Vai a festas e bailes noturnos em busca de jovens mulheres bonitas. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.                              
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Em meio as lendas e personagens folclóricos, as crianças puderam expressar seus sentimentos. Quando desenham o que gostariam de ver e que de fato vêem em seu bairro demonstram seus sonhos e o contraste com suas realidades.
                                                                                                                                                                                      Na gincana da tia Rita as crianças tiveram várias charadas pra responder. Brincando e aprendendo não necessariamente nessa ordem...
Inspirada da xilogravura , a isogravura é uma técnica adaptada para se utilizar das possibilidades do carimbo (principalmente crianças). Tem como suporte o isopor ao invés da madeira.





                      Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.

https://www.escritoriodearte.com/artista/tarsila-do-amaral/

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           



                                                                                                                                                                                                                                                                         O que pode e que não pode. O que faz bem e que não faz. Biscoito amerelinho não né!!!!!!! Coma o cream cracker da escola que faz bem!!!!!!!!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário